1º Simpósio Fasciculado - SOGESP 2017

Pré-gestacional pode usar poli vitamínicos ou apenas AF 400mcg?


Apenas acido Fólico. Os efeitos de outras vitaminas na pré concepção não é bem estudado. No caso de associação com minerais (Ferro e outros) existem contra indicação pela indução do stress oxidativo que os minerais podem promover neste período.




Após 14 semanas, qual ponto de corte para vitamina B12, ferritina e 25OHD?


A vitamina B12 - 200 a 900 pg/mL, sendo ideal mantê-la acima de 500 pg/ml. Ferritina – 30 ng/ml Vitamina D – acima de 30 ng/ml




E antes de gestar pode repor também ou aumenta a metilação?


Pode fazer reposição a qualquer momento, sendo ideal no mínimo um mês antes da concepção.




Forte gripe no 3º trimestre, antigripais?


Apenas sintomáticos e evitar vasoconstrictores.




Deixa a gripe correr?


Caso seja um quadro de gripe real ( e não resfriado), é recomendado em gestantes o uso de antiviral (Tamiflu – oseltamivir)




Quais ações educativas você propõe para o aumento da aderência dos homens ao pré natal e o que está sendo realizado atualmente pelo MS?


Envolve-lo na gravidez como co-responsavel pelo resultado perinatal. Motiva-lo a participar com outros pais das reuniões de grupo de gestante, visita dirigida à maternidade e etc.




Cannabis sativa influencia na neurogênese?


Sim. Como desmetilante tem efeito de reduzir o estimulo da neurogênese.




Gostaria de saber se há algum estudo a respeito do uso de remédios para tratamento de enxaqueca materna com interação ao feto?


Existem estudos que mostram que vasoconstrictores usados na gravidez podem provocar estenose ureteral. Em fases finais da gestação podem promover constricção de vasos placentários e redução de fluxo de trocas materno-fetal.




O que o Sr. acha sobre os uso do metilfolato ao invés do ácido fólico? Principalmente nos pacientes com mutação da MTHFR. Qual o benefício do tocoferol na formulação do DTN-fol?


O metilfolato tem a mesma função do acido fólico. Em portadores de mutação do MTHFR são ideais pois independem da ação enzimática para ativação do acido fólico (redutase). O Tocoferol atua no processo de proteção da Metilação, evitanto que stress oxidativo possa promover a oxidação da citosina e da guanina, revertendo em parte o processo de metilação e qualificação do DNA.




No 1º trimestre apenas o ácido fólico 400 ou vale apena uso de ômega também?


Apenas o acido fólico. O Ômega 3 como doador de metil pode promover nesta fase o quadro de Hipermetilação.




Qual a sua opinião sobre as reportagens recentes sobre autismo associado ao excesso de ácido fólico?


São um sinal de alerta que devem ser avaliados com novos estudos.




Observando nesta apresentação o risco de doses elevadas de ácido fólico em pacientes consideradas “baixo risco” o que devemos fazer com relação a pacientes de baixo risco, baixa condição financeira obter o medicamento de apenas 400mcg se na unidade básica de saúde oferece ácido fólico de 5mg gratuitamente?


Promover ações de conscientização aos gestores de saúde da importância do uso da dose certa na pré concepção e gravidez.




Até quantas semanas de gestação utiliza o ácido fólico?


Até o final da gravidez. No primeiro trimestre a dose de 0,4 mg e nos segundos e terceiros trimestre a dose de 0,240 mg.





Guardiões da Gestação - Todos os direitos reservados. 2017